Saúde da Criança e da Mulher

Leila Maria Lopes da Silva

Determinantes maternos associados à composição nutricional do leite materno

Dia 04 de abril de 2018, às 13h, no Anfiteatro B do Centro de Estudos Olinto de Oliveira

Membros :
Prof.ª Dr.ª Gabrielle de Souza Rocha (UFF)
Prof.ª Dr.ª Vânia de Matos Fonseca (IFF/ Fiocruz)
Prof. Dr. Alan Araujo Vieira (UFF - suplente)
Prof.ª Dr.ª Letícia Duarte Villela (IFF/ Fiocruz - suplente)
Prof.ª Dr.ª Fernanda Valente M. Soares (IFF/Fiocruz - coorientadora)
Prof.ª Dr.ª Maria Elisabeth L. Moreira (IFF/ Fiocruz - orientadora)

 

O Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), fundado em 1924, é uma unidade de assistência, ensino, pesquisa e desenvolvimento tecnológico da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), reconhecida em 2006 como hospital de ensino e em 2010 como centro nacional de referência pelo Ministério da Saúde e pelo Ministério da Educação.

O IFF tem como missão promover a saúde da mulher, da criança e do adolescente e melhorar a qualidade de vida desse grupo, por meio de ações integradas e articuladas, ações de pesquisa, ensino, assistência e atenção integral à saúde, cooperação técnica em nível nacional e internacional e desenvolvimento e avaliação de tecnologias, como também oferecer subsídios à execução e formulação de políticas públicas nacionais.

Visite: http://www.iff.fiocruz.br/

Departamento de Ensino

O Departamento de Ensino do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) gerencia todos os processos relacionados a cursos de pós-graduação e demais atividades pedagógicas.

Sua estrutura conta principalmente com os seguintes programas:

O IFF oferece também atividades educacionais por meio das parcerias institucionais direcionadas à capacitação profissional que atuam em regiões ou áreas carentes, inclusive em nível internacional. São ações sinérgicas, amplas de cooperação internacional por intermédio da Fiocruz.

A modalidade de ensino a distância tem viabilizado a difusão do conhecimento para as comunidades de aprendizagem nas áreas de banco de leite humano, gestão em saúde materno-infantil, patologia cervical uterina e violência e saúde.

Para alinhar as ações de ensino à missão institucional, foi realizada, em 2009, uma oficina de planejamento estratégico de formação na Escola de Saúde, para a capacitação profissional e formação de trabalhadores e técnicos do SUS na expertise do IFF. Destacamos, no período, o curso de mestrado profissional em saúde materno-infantil para os colaboradores da Rede Cegonha, selecionados entre os candidatos referenciados pelo Ministério da Saúde.

Das ações comuns, ocorreram o recadastramento e alinhamento do novo regimento geral da pós-graduação lato sensu da Fiocruz (2010), a elaboração e aprovação do regulamento interno dos cursos de pós-graduação lato sensu e iniciativas para a formação acadêmica no âmbito do IFF. O resultado demonstra aumento de vagas em cursos de especialização e capacitação profissional em serviço, ofertas para a residência médica, residência multiprofissional para programa de residência em enfermagem obstétrica e novos projetos pedagógicos para a Escola de Saúde.

Vice-direção de Ensino

Dr.ª Martha Cristina Nunes Moreira
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 - CA SN, Psicóloga pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestre em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz e doutora em Ciências Humanas / Sociologia pelo IUPERJ. É também pesquisadora e docente do IFF, atuando principalmente na linha de estudos sobre condições crônicas complexas de saúde em crianças e adolescentes; bases de apoio e análises relacionais no que se refere às organizações civis ligadas aos movimentos das pessoas com doenças raras; gênero, sexualidade e construção da parentalidade no contexto do adoecimento crônico e complexo de saúde; cultura lúdica e sociologia da infância e adolescência. Além disso, exerce a função de Editora de Resenhas dos Cadernos de Saúde Pública desde 2004.

Antonio Eduardo Vieira dos Santos
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Possui Graduação em Enfermagem com habilitação em Obstetrícia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (1997), Mestrado em Enfermagem também pela UFRJ (1999) e Doutorado em Ciências - Área de Saúde Coletiva e Sub-Área de Saúde da Criança - pelo Instituto Fernandes Figueira (IFF) da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). É servidor público do quadro efetivo tanto da FIOCRUZ como da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) atuando, respectivamente, como Tecnologista Pleno em Saúde Pública no IFF e como Professor Assistente na Faculdade de Enfermagem. Nos planos da assistência, ensino e pesquisa tem experiência na área de Enfermagem Pediátrica, com ênfase em Pediatria Clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: sistematização do cuidado de enfermagem pediátrica, elaboração de protocolos assistenciais, cuidado de enfermagem à crianças portadoras de necessidades especiais, cuidado de enfermagem à crianças referenciadas pelo SUS, assistência de enfermagem pediátrica em centro de referência nacional na área materno-infantil, ensino de enfermagem em graduação e pós-graduação, nível Lato sensu. No plano da gestão, atualmente é coordenador do Programa de Residência de Enfermagem e do curso de Especialização em Enfermagem Pediátrica, ambos do IFF.

Informações:
Secretaria Acadêmica: +55 21 2554-1700 - Ramais 1832 e 1833
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Veja também: Processos Seletivos e Editais 

O IFF/Fiocruz oferece todo o suporte necessário ao desenvolvimento de seus alunos e ex-alunos, com salas e auditórios equipados para a realização das atividades acadêmicas, defesas, palestras e videoconferências.

Laboratórios

O IFF/Fiocruz oferece laboratórios e serviços de referência, em suas instalações e em parceria com outras unidades e instituições, equipados com tecnologia avançada e capazes de dar suporte aos alunos. Dentre eles destacam-se:

  • Laboratório de Genética e Biologia Molecular: com pesquisas na área da Genética Básica, Genética Clínica e Câncer de Mama. Desenvolve projetos com enfoque em epidemiologia do câncer de mama, doença de Chagas e doenças infecciosas de transmissão vertical. Possui uma microscopia ótica em campo claro com captura de imagem computadorizada para análise das aberrações cromossômicas associadas a doenças genéticas (ITI PCI digital/acquisition module set – Cytovision GX1 Workstation); Microscopia óptica em campo florescente; Tecnologia para amplificação de DNA a partir da reação em cadeia polimerase (PCR); Fluxo Laminar e tecnologia para culturas celulares na obtenção de cromossomos humanos. Banco de DNA proveniente de pacientes e familiares com doenças genéticas armazenadas em containers de nitrogênio líquido.
  • Laboratório de Imunologia: com ênfase em pesquisas de doenças crônicas prevalentes na infância e doenças infecciosas de transmissão vertical com impacto na saúde da população (asma e dengue).
  • Laboratório de Pesquisas Clínicas na Área Perinatal: que produz pesquisas nas áreas básicas, clínicas e de epidemiologia clínica voltadas para a melhoria do cuidado neonatal nas áreas de função pulmonar, nutrição, crescimento e desenvolvimento neonatal e avaliação de tecnologias na área perinatal. O Laboratório está capacitado e conta com recursos humanos para avaliação da função pulmonar de recém nascidos prematuros, equipamentos para medidas de gasto metabólico (calorimetria indireta), equipamentos para análise de macronutrientes de leite humano (Milkoscan e centrifugas), equipamentos para análise de composição corporal na infância (Plestimografia por deslocamento de ar-Peapod, Dexa e bioimpedanciaeletrica) e profissionais treinados para avaliação de desenvolvimento através de escalas e testes apropriados desde a fase neonatal ate a escolar).
  • Unidade de Pesquisa Clínica (UPC): criada em 2006 através da participação na Rede Nacional de Pesquisa Clinica e patrocínios do DECIT/FINEP/MS e posteriormente da Faperj, a UPC/IFF/Fiocruz tem como missão promover, estimular e dar suporte técnico científico e operacional à realização de pesquisas clínicas na área da saúde da criança e da mulher. Esta unidade é constituída por grupos de pesquisa, laboratórios com competência técnica específica e por uma unidade de coordenação onde se desenvolve a gestão geral e o atendimento aos pesquisadores para apoio nos dados estatísticos, epidemiológicos e das boas práticas clínicas em pesquisa.
  • Laboratório de alta complexidade: inaugurado em 2014, destinado à área de pesquisa de Biologia Molecular (realização de análises genéticas, citocinas inflamatórias, luminex), multiusuário, com várias plataformas, servindo toda a Fiocruz.
  • Laboratório de Telesaúde: que tem como principal objetivo elaborar e executar projetos de desenvolvimento e de pesquisa na área de telessaúde. Tal objetivo possibilita que o mesmo se apresente como uma estrutura institucional pronta para prestar apoio às pesquisas desenvolvidas na área, representando o IFF/FIOCRUZ na Rede Universitária de Telemedicina (Rute). Dessa forma se organiza com alcance para formação de recursos humanos nos distintos níveis de complexidade que compõem o escopo de atenção do IFF.

Recursos de informática

Todos os laboratórios de informática e salas de aula são equipadas com pontos internet banda larga. O Laboratório de Informática conta atualmente com lousa digital interativa de 78 polegadas (smartboard) conectada ao computador do professor por sistema wireless (tecnologia Bluetooth); projetor multimídia fixado ao teto; cinco bancadas, cada uma com dois microcomputadores (embutidos e monitores LCD 17) ligados em rede, com acesso aos aplicativos em uso durante a aula e à Internet, uma para cada grupo de quatro alunos, totalizando 20 alunos. Estes recursos permitem ao professor interagir com os aplicativos, tocando diretamente na tela sem a necessidade de uso de mouse e facilitando o acompanhamento e uso pelos alunos. Neste e em todos os ambientes estão disponibilizados aplicativos estatísticos com licença de propriedade do IFF ou da Fiocruz (STATA, SPSS, pacote Microsoft Office), além de aplicativos de uso livre (EPI-INFO). Além desses recursos, todas as salas de aula estão equipadas com computadores, projetores multimídia, sistema de som ambiente e acesso à internet, facilitando as atividades docentes. Foi disponibilizado aos alunos a rede Wireless, permitindo acesso em todos os pontos do andar do departamento de ensino. Para facilitar pesquisas de campo estão disponíveis dois notebook especificamente para esse fim para os docentes e os discentes. Encontra-se em processo de implantação um sistema de prontuário, que facilitará o desenvolvimento de projetos de pesquisa com dados de pacientes atendidos em nossa instituição.

Conta-se também com uma sala para videoconferência com acesso exclusivo à Internet em banda larga, o que possibilita inúmeras reuniões acadêmicas, participação em programas educacionais e reuniões entre grupos de pesquisa e de trabalhos multicêntricos. As mesmas facilidades estão sendo viabilizadas nos auditórios do Centro de Estudos para que haja a participação de maior número de pessoas. O equipamento para videoconferência foi modernizado através de aquisição do modelo Ipela e um home theater. Foi realizada ainda a instalação de isolamento acústico da sala.

Além disto, destacamos o suporte contínuo do serviço de informática do IFF/Fiocruz à pós-graduação e aos pesquisadores e alunos, com a oferta de cursos periódicos de informática, e a parceria com o Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli (CLAVES), que possui laboratório de informática próprio, contando atualmente com 28 computadores, 7 impressoras, um data-show, um plotter e um centro de documentação especializado na área de violência e saúde, com 7.100 títulos (estando 2.900 títulos disponíveis online), além de um equipamento completo para a realização de videoconferências.

Biblioteca

A Biblioteca do IFF/Fiocruz tem seu acervo voltado majoritariamente para os temas de referência do Instituto, que engloba a maioria das publicações mais relevantes na área materno-infantil. O conjunto de publicações da área da Saúde Coletiva da Ensp/Fiocruz, está disponível para docentes e discentes da PGSCM. A renovação do acervo, com novas aquisições, dá-se anualmente, a partir das solicitações do corpo docente da PG. Atualmente, o acesso aos acervos de publicações se dá, majoritariamente a partir dos sistemas virtuais. Investir nestas novas modalidades de acesso e consulta tem sido uma prioridade de toda a Fiocruz. Além da biblioteca convencional, a PGSCM está interligada ao Sistema Integrado de Estágio de Docência (do pós-graduando junto aos alunos de graduação). Os alunos estão credenciados a frequentar e ter acesso a todas as publicações de todo acervo da Fiocruz nas Bibliotecas (SIBI), do Centro de Informação Científica e Tecnológica (CICT) da Fiocruz. As bibliotecas do SIBI possuem em seus acervos diversos tipos de suportes informacionais para bem atender a seus usuários e aqui destacamos suas coleções de periódicos e o catálogo de teses defendidas na Fiocruz. Ao acionar o sistema, os usuários encontram listas de periódicos nacionais e estrangeiros recentes, em ordem alfabética. O SIBI/CICT/Fiocruz participa com suas bibliotecas localizadas no Rio de Janeiro (Manguinhos, ENSP e IFF) do projeto de compartilhamento das instituições de ensino superior (IES) do estado do Rio de Janeiro. Este projeto proporciona a consulta, por parte dos usuários, a todas as bibliotecas públicas e particulares integrantes dele e estabelece programas de parcerias para compras de livros, equipamentos, bases de dados e periódicos eletrônicos. O IFF/Fiocruz ainda se beneficia do acesso ao acervo especializado do CLAVES que conta com expressivo material na área da violência e saúde (7.100 títulos).

Biblioteca da Saúde da Mulher e da Criança: www.fiocruz.br/bibsmc

 

Veja também: Processos Seletivos e Editais 

Apresentação   Mestrado Profissional   Qualificação Profissional   Ensino a Distância (EAD)

Medicina   Enfermagem   Serviço Social   Fisioterapia

Psicologia   Fonoaudiologia   Outras categorias   Informações

 Apresentação

Alinhado à missão institucional e ao compromisso com o fortalecimento e consolidação do SUS, o IFF coloca a sua Escola de Saúde à disposição dos governos federal, estadual e municipal, gestores e profissionais. O propósito dessa Escola é construir conhecimentos numa visão crítica para o aperfeiçoamento do cuidado e contribuir para a formulação de políticas públicas e gestão dos serviços ofertados aos cidadãos usuários.

O Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF) é uma unidade da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Reconhecido pelo Ministério da Saúde (MS) como Centro Nacional de Referência e pelo Ministério da Educação como Hospital de Ensino, o IFF/Fiocruz tem um importante papel na saúde pública da sociedade brasileira ao desenvolver ações articuladas de pesquisa, ensino, atenção integral à saúde, cooperação técnica nacional e internacional e de desenvolvimento e avaliação de tecnologias. Além disso, o IFF/Fiocruz colabora com o MS na formulação, implantação e avaliação de políticas públicas na sua área de atuação, que possam ser praticadas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Escola de Saúde IFF/Fiocruz


Mestrado Profissional em Saúde da Criança e da Mulher

O Mestrado Profissional em Saúde da Criança e da Mulher tem como propósito aprimorar a formação de quadros estratégicos do SUS nas áreas de gestão e assistência materno-infantil. Desenvolvido a partir de um projeto pedagógico singular, o curso trabalha com demandas da própria instituição, na qual o aluno está inserido e visa à construção de conhecimentos teóricos e práticos que promova m a melhoria da qualidade do s serviços de saúde.

Saiba mais sobre o programa

Topo

Mestrado Profissional em Saúde da Criança e da Mulher


Cursos na modalidade Educação a Distância (EAD)

Atenção à Saúde do Recém-Nascido de Risco: Superando Pontos Críticos
Atualização | 45 horas
Objetivo geral - Disseminar boas práticas de cuidado neonatal através da tele-educação interativa.

Gestão do Cuidado na Saúde da Criança
Aperfeiçoamento | 180 horas
Objetivo geral - Contribuir para a implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (Pnaisc) em suas interfaces com as demais áreas vinculadas a este campo nas regiões de saúde sob a ótica da gestão do cuidado e do espírito cooperativo no trabalho. O curso é ministrado em três módulos independentes.

Topo

Ensino a Distância (EAD)


Cursos de Qualificação Profissional

Tem por finalidade a qualificação de profissionais na área de saúde mediante uma práxis educativa, ou seja, o diálogo entre a teoria e a prática. Durante o curso ocorrem discussões de casos, troca de experiências e vivências com orientação profissional especializada. Conheça nossos cursos por público-alvo:

Enfermeiros  |   Médicos  |   Assistentes sociais  |   Fisioterapeutas

Fonoaudiólogos  |   Psicólogos  |   Outras categorias profissionais

Topo

Cursos de Qualificação Profissional


Cursos para Enfermeiros

Qualificação Profissional em Enfermagem

Cuidados de Enfermagem em Aleitamento Materno em Banco de Leite Humano (BLH)
Capacitação   |   150 horas
Objetivo geral - Capacitar enfermeiros para o cuidado em aleitamento materno visando à promoção, o apoio e à proteção à mulher na vivência do seu processo de amamentar assistida em BLH.

Enfermagem na Atenção à Saúde da Mulher
Especialização | 480 horas
Objetivo geral - Formar enfermeiros para atuar na prevenção, promoção, cura e reabilitação da saúde da mulher enquanto adolescente, durante o processo reprodutivo, no climatério, bem como a mulher idosa, através de ações apropriadas levando em consideração as normatizações do Ministério da Saúde.

Enfermagem Neonatal
Especialização | 480 horas
Objetivo geral - Formar enfermeiros especialistas capazes de cuidar de forma integral e humanizada do recém-nascido de baixo, médio e alto risco e sua família, nos diferentes níveis de complexidade da atenção à saúde neonatal.

Enfermagem Pediátrica
Especialização | 720 horas
Objetivo geral - Formar especialistas em Enfermagem Pediátrica capazes de atuar nos diferentes níveis de assistência à saúde da criança e adolescente, bem como exercer atividades de ensino e pesquisa nestas áreas temáticas.

Cuidados de Enfermagem Pediátrica: uma Abordagem ao Paciente de Média e Alta Complexidade e Cronicamente Adoecido
Capacitação   |   960 horas
Objetivo geral - Capacitar o enfermeiro para realizar cuidados de enfermagem pediátrica, tendo como fundamentação uma visão holística e humanizada da criança e de sua família.

Estomaterapia para Promoção de Cuidados de Enfermagem em Estomias, Feridas e Incontinências na População Pediátrica e Neonatal
Capacitação | 120 horas
Objetivo geral - Capacitar enfermeiros para a promoção de cuidados assistenciais em estomaterapia com abordagem complementar para a gestão de serviços de atenção à saúde especializados em estomias, feridas e incontinência na população pediátrica e neonatal.

Topo


Cursos para Médicos

Qualificação Profissional em Medicina

Doenças Infecciosas em Pediatria – Básico
Especialização | 1.040 horas
Objetivo geral - Construir conhecimentos para o cuidado médico à criança e ao adolescente com as doenças infecciosas e parasitárias em pediatria, em especial, aos portadores da Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (Sida) e suas complicações, bem como desenvolver competências para a realização de uma atenção à saúde humanizada e o trabalho em equipe multiprofissional.

Doenças Infecciosas em Pediatria – Avançado
Especialização | 1.040 horas
Objetivo geral - Aprofundar conhecimentos que auxiliem no processo de tomada de decisões para o cuidado médico à criança e ao adolescente com doenças infecciosas e parasitárias em pediatria, em especial, os portadores da Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (Sida) e suas complicações, bem como desenvolver competências para a realização de uma atenção à saúde humanizada e o trabalho em equipe multiprofissional.

Alergia e Imunologia Pediátrica
Especialização | 3.840 horas (24 meses de duração)
Objetivo geral – Qualificar médicos em alergia e imunologia pediátrica e geral, que tenham concluído residência em pediatria em programas credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica.

Endoscopia Digestiva Pediátrica
Especialização | 780 horas
Objetivo geral - Capacitar médicos endoscopistas para atuarem no campo assistencial da endoscopia digestiva pediátrica, visando sua autonomia teórico-prática, para realizar procedimentos endoscópicos diagnósticos e terapêuticos em crianças.

Uroginecologia e Distopias Genitais
Capacitação, 384 horas | Especialização, 960 horas
Objetivo geral - Capacitar médicos ginecologistas para o diagnóstico e tratamento das principais disfunções do trato urinário inferior e distopias genitais em mulheres e para a implantação de polos de uroginecologia na rede do SUS e em sua unidade de origem.

Assistência Secundária em Prevenção do Câncer Cérvico-Uterino
Capacitação, 192 horas | Especialização, 676 horas
Objetivo geral - Construir conhecimentos para indicar e realizar procedimentos diagnósticos e terapêuticos em mulheres identificadas pelo rastreio citológico por meio da avaliação colposcópica e eletrocirurgia, além de proceder ao seguimento de pacientes avaliadas e/ou tratadas, de acordo com as condutas recomendadas pelo Ministério da Saúde.

Cirurgia Reconstrutora nas Patologias Mamárias
Especialização   |   552 horas
Objetivo geral – Qualificar médicos para realizar e conduzir cirurgias reconstrutoras mamárias em mulheres portadoras de patologias benignas, lesões invasivas ou câncer de mama e fomentar a conscientização sobre a importância dessa cirurgia na diminuição do impacto psicossocial nas mulheres brasileiras.

Medicina Fetal
Capacitação | Especialização, 1.040 horas
Objetivo geral - Capacitar médicos obstetras que tenham interesse em aprimorar seus conhecimentos em Medicina Fetal.

Pneumologia Pediátrica
Especialização | 2.080 horas
Objetivo geral - Qualificar médicos pediatras mediante o aprofundamento das bases teóricas e práticas que fundamentam a atenção à saúde da criança e do adolescente com doenças respiratórias crônicas e agudas.

Endocrinologia Feminina
Especialização | 520 horas
Objetivo geral – Qualificar médicos ginecologistas, endocrinologistas e clínicos gerais do SUS, para atuarem na atenção à saúde da mulher com distúrbios endócrinometabólicos e ginecológicos, do período da adolescência ao climatério.

Histerectomia Vaginal sem Prolapso (HTV sem prolapso) e Laqueadura Tubária Vaginal (LT vaginal)
Capacitação | 96 horas
Objetivo geral - Qualificar médicos ginecologistas para realizarem cirurgias ginecológicas minimamente invasivas – HTV sem prolapso e LT.

Topo


Cursos para Fisioterapeutas

Qualificação Profissional em Fisioterapia

Fisioterapia Motora Pediátrica
Capacitação | 150 horas
Objetivo geral - Capacitar fisioterapeutas para o atendimento neurofuncional à criança cronicamente adoecida, tanto no âmbito ambulatorial quanto hospitalar da Rede do SUS.

Topo


Cursos para Fonoaudiólogos

Atenção à Saúde em Fonoaudiologia: uma Abordagem sobre as Alterações Sensório-Motoras Orais no Campo da Neonatologia
Capacitação | 570 horas
Objetivo geral - Capacitar o fonoaudiólogo para promover a atenção à saúde ao neonato com alterações no desenvolvimento sensório-motor oral e conhecer os processos de gestão desta área de cuidado no âmbito hospitalar do SUS.

Atualização do Desenvolvimento e Avaliação da Linguagem da Criança em Idade Pré-Escolar
Atualização | 40 horas
Objetivo geral - Capacitar fonoaudiólogos para desenvolver competências na avaliação do desenvolvimento da linguagem e seus distúrbios em idade pré-escolar.

Topo


Cursos para Assistentes Sociais

Qualificação Profissional em Serviço Social

Serviço Social na Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente
Especialização | 390 horas
Objetivo geral - Qualificar assistentes sociais, para o exercício profissional junto a mulheres, crianças e adolescentes, na perspectiva dos princípios fundamentais da profissão, como estratégia de fortalecimento do SUS e em sintonia à missão institucional.

Topo


Cursos para Psicólogos

O Trabalho da Psicologia no Campo da Neonatologia
Capacitação | 570 horas
Objetivo geral - Qualificar psicólogos para atuarem em serviços de UTI Neonatal.

Topo


Cursos para outras ou mais de uma categoria profissional

Qualificação Profissional

Assistência Domiciliar às Crianças e aos Adolescentes Dependentes de Tecnologias
Capacitação | 40 horas
Objetivo geral - Conhecer a assistência domiciliar interdisciplinar para crianças e adolescentes dependentes de tecnologias e apresentar as ações prático-assistenciais e multiprofissionais no âmbito do domicílio.

Espirometria
Capacitação | 480 horas
Objetivo geral - Contribuir para a formação de profissionais médicos e fisioterapeutas para interpretação e avaliação do teste da função pulmonar por meio da Espirometria.

Aconselhamento em Aleitamento Materno em BLH
Atualização | 45 horas
Objetivo geral – Atualizar o conhecimento dos profissionais de saúde em aconselhamento em aleitamento materno, dando oportunidade à incorporação de conteúdos e práticas que proporcionem a compreensão da mulher no processo de amamentar.

Modelo Brasileiro de BLH: um Panorama de sua Organização e Práticas
Atualização | 45 horas
Objetivo geral – Conhecer o modelo brasileiro de BLH, favorecendo a troca de experiências entre os profissionais.

Formação Profissional em Histotecnologia: Métodos de Investigação da Morfologia Tecidual no Contexto da Anatomia Patológica
Capacitação | 960 horas
Objetivo geral – Promover a formação de profissionais em histotecnologia no campo da morfologia, a fim de exercerem atividades voltadas à atenção à saúde numa perspectiva multidisciplinar.

Práticas Seguras em Biossegurança, Vigilância e Controle de Infecção em Ambiente Hospitalar
Atualização | 8 horas
Objetivo geral – Sensibilizar, informar e capacitar profissionais em formação sobre ações e boas práticas destinadas a vigiar, prevenir, controlar, reduzir riscos inerentes às atividades que possam comprometer a saúde ocupacional ou do usuário.

Topo


Informações

Secretaria Acadêmica: +55 21 2554-1700 - Ramais 1832 e 1833
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Sede do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz)
Av. Rui Barbosa, 716, 4º andar - Prédio Mário Olinto - Flamengo, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. CEP 22250-020. 

Ir para o início da página

Defesas