Programa de Pós-graduação em Pesquisa Aplicada à Saúde da Criança e da Mulher (PGPASCM)

O Programa   Área de concentração   Modalidades   Público-alvo

Linhas de pesquisa   Disciplinas   Corpo Docente   Coordenação

Nota Capes   Secretaria Acadêmica   Localização   Inscrições

O Programa

O Programa de Pós-graduação em Pesquisa Aplicada à Saúde da Criança e da Mulher (PPGPASCM) do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira, da Fundação Oswaldo Cruz (IFF/Fiocruz), recomendando pela Capes em 2010, resultou de um processo de avaliação crítica e de cenários, envolvendo profissionais da instituição e docentes do programa na área da Saúde Coletiva. A formulação da proposta apresentada à Capes foi produto de intensa atividade colaborativa destes profissionais e teve como principal motivação a possibilidade de receber projetos antes levados para o programa da Saúde Coletiva e que não se identificavam com as linhas de pesquisa por apresentarem características e objetivos mais voltados para os interesses da pesquisa clínica.

A criação do PPGPASCM permitiu a incorporação novos grupos de pesquisadores do IFF, com objetos de estudo voltados para a pesquisa básica, translacional e clínica, estão agora ganhando oportunidade de desenvolverem seus projetos com seus alunos no âmbito de um programa de pós-graduação stricto sensu.
Este programa veio, ainda, fortalecer as atividades da Unidade de Pesquisa Clínica do IFF, implantada em 2006, como uma estratégia do Ministério da Saúde de criar uma rede nacional de pesquisa clínica para a realização de ensaios e estudos específicos para o SUS. Também veio a fortalecer a estratégia dos Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde – NATS, que são centros selecionados para o atendimento de demandas relativas a incorporação de tecnologias de saúde, avaliação econômica ou gestão do sistema de uma forma geral.

O programa conta atualmente com duas áreas de concentração e quatro linhas de pesquisa resultado de uma ampla revisão realizada no plano pedagógico nos anos de 2011/12, em função do credenciamento de pesquisadores da instituição como docentes colaboradores que apresentavam produção ou projetos alinhados com a proposta do programa.

Topo


Dados Capes

Acesso à Plataforma Sucupira - https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/

Instituição de Ensino: 31010016 FUNDACAO OSWALDO CRUZ (FIOCRUZ)
Área Básica: SAÚDE MATERNO-INFANTIL (40103005)  |  Área de Avaliação: MEDICINA II
Regime Letivo: SEMESTRAL  |  Código do Programa: 31010016029P1

Área de concentração do Programa: Saúde Perinatal e Saúde da Criança | Saúde da Mulher

Nota Capes: Mestrado: 4 (quatro) |  Doutorado: 4 (quatro)

Topo


Público-alvo

Profissionais de nível superior interessados em realizar pesquisas aplicadas na área de Saúde Coletiva com ênfase em Saúde da Criança e da Mulher.


Coordenação

Zilton Farias Meira de Vasconcelos
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Possui graduação em Ciências Biológicas - Modalidade Médica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), mestrado em Ciências Biológicas (Imunologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e doutorado em Ciências Biológicas (Imunologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Atualmente é pesquisador adjunto em saúde pública da Fundação Oswaldo Cruz. Tem experiência na área de Imunologia, com ênfase em Imunologia Celular e Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: Imunodeficiências primárias, Transplante de medula óssea e biomarcadores de doenças imunológicas.

Topo


Linhas de Pesquisa

Área de Concentração 1: Saúde Perinatal e Saúde da Criança

Estudos sobre afecções que atingem o período perinatal e infância e sua influência na saúde, no crescimento e desenvolvimento e na qualidade de vida da criança e do adulto incluindo toxicologia ambiental e suas repercussões materno-fetais; pesquisas relacionadas à fisiopatologia de doenças da infância; crescimento/desenvolvimento e estudos voltados para malformações, defeitos congênitos, retardo mental e síndromes genéticas.

  • Linha de Pesquisa 1: Saúde perinatal - Epidemiologia, pesquisa clínica e avaliação de tecnologias em saúde perinatal envolvendo agravos que influenciem a saúde da mãe, bebê e criança a curto e longo prazo incluindo toxicologia ambiental e neurotoxicologia, crescimento e desenvolvimento neuropsicomotor.
  • Linha de Pesquisa 2: Fisiopatologia de doenças de crianças em maior risco - Pesquisas fundamentais, translacionais, epidemiológicas e clínicas, relativas à contribuição de diferentes saberes para o esclarecimento da fisiopatologia das doenças da infância, com vistas ao desenvolvimento de novos biomarcadores de diagnóstico e acompanhamento, caracterização de novos mecanismos de ação de drogas e desenho de novas estratégias de intervenção.
  • Linha de Pesquisa 3: Genética Médica Aplicada a Saúde da Criança e Adolescente - Pesquisas voltadas para malformações e defeitos congênitos, retardo mental, síndromes genéticas, aconselhamento genético e pré-natal de alto risco genético e tratamento das doenças genéticas. Inclui epidemiologia, pesquisa clínica e estudo dos determinantes sociais, clínicos e ambientais envolvidos na abordagem a criança portadora de malformação ou outras doenças genéticas.
  • Linha de Pesquisa 4: Aspectos ambientais, epidemiológicos, clínicos na promoção da saúde e prevenção da morbimortalidade da criança e do adolescente - Estudos de determinantes, indicadores de risco e fatores prognósticos de doenças crônicas ou de crianças em estado crítico. Ênfase em metodologia quantitativa, estudos longitudinais e processamento de sinais.

Área de Concentração 2: Saúde da Mulher

  • Linha de pesquisa: Pesquisa Clínica Aplicada à Saúde da Mulher - Estudos voltados para problemas específicos da mulher, incluindo aspectos clínico epidemiológicos relacionados à morbimortalidade materna e à assistência ao planejamento familiar; concepção e contracepção; promoção da saúde da mulher, estudo das principais comorbidades que a afetam desde o período reprodutivo à pós-menopausa e envelhecimento; prevenção e tratamento da dor cirúrgica e em procedimentos médicos invasivos; abordagem das mulheres portadoras de lesões precursoras do câncer cérvico-uterino. Estudos relacionados à abordagem clínica de problemas específicos e relevantes da mulher desde sua fase reprodutiva até a senectude.

Topo


Modalidades

  • Mestrado Acadêmico: tem por objetivo o aprofundamento do conhecimento técnico e acadêmico possibilitando a formação de docentes tanto para o ensino superior quanto para cursos de pós-graduação lato sensu, desenvolvendo habilidades para executar pesquisas em áreas específicas.
  • Doutorado: tem por objetivo o desenvolvimento de habilidade para conduzir pesquisas originais e independentes em áreas específicas.

Topo


Corpo Docente

O corpo docente da PGPASCM atende aos pré-requisitos exigidos pela Capes, de acordo com a Portaria n.º 81, de 3 de junho de 2016.

NOME E-MAIL
Adriana Duarte Rocha Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Ana Maria Aranha Magalhaes Costa Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Beatriz Gilda J Grinsztejn Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Carla Trevisan Martins Ribeiro Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Cecilia Vianna de Andrade Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Celia Regina Moutinho de Miranda Chaves Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 
Dafne Dain Gandelman Horovitz Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Eloane Goncalves Ramos Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Fabio Bastos Russomano Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Fernando Maia Peixoto Filho Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Gustavo Lobato de Azevedo Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Ilce Ferreira da Silva Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Jose Maria de Andrade Lopes Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Juan Clinton Llerena Junior Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Leticia da Cunha Guida Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Lizanka Paola Figueiredo Marinheiro Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Maria da Gloria Bonecini de Almeida Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Maria Dalva Barbosa Baker Meio Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Maria Elisabeth Lopes Moreira Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Maria Virginia Marques Peixoto Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Marlon de Freitas Fonseca Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Paulo Roberto Nassar de Carvalho Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Renato Augusto Moreira de Sa Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Saint Clair dos Santos Gomes Junior Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Sayonara Maria de Carvalho Gonzalez Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Tania Regina Dias Saad Salles Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 
Vania de Matos Fonseca Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Vladimir Lazarev Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Zilton Farias Meira de Vasconcelos Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Topo


Disciplinas

1º semestre

Acesso e Análise de Informação em Saúde

Descrição: Disciplina de natureza Teórico-prática de níveis Mestrado Acadêmico e Doutorado, com carga horária de 30 horas e 2 créditos.
Ementa: Noções de Medicina Baseada em Evidências e Leitura Crítica de Artigos Médicos. Acesso e análise de informação como ferramentas para uma tomada de decisão clínica. Estratégias de busca de informações. Fontes de informação. Validade dos estudos clínicos, interpretação de seus resultados e aplicabilidade à prática clínica

Professor: Fábio Bastos Russomano | Vagas: 20  
Terça-feira: 09:00 - 12:00

 

Bioestatística e Computação I

Descrição: Disciplina de natureza Teórico-prática de níveis Mestrado Acadêmico e Doutorado, com carga horária de 45 horas e 3 créditos.
Ementa: Estatística descritiva: tabelas de frequências, medidas resumo numéricas, gráficos. Noções de probabilidade. Distribuições teóricas de probabilidade. Intervalo de confiança.Testes de hipótese: tabelas de contingência e teste qui-quadrado, teste para uma média, teste para comparação de duas médias, teste t pareado, teste para comparação de 3 ou mais médias (ANOVA), testes não paramétricos. Cálculo do tamanho da amostra. Exemplos práticos no Epi Info e SPSS.

Professora: Eloane Gonçalves Ramos | Vagas: 20
Sexta-feira: 10:00 - 12:00

 

Epidemiologia Clínica

Descrição: Disciplina de natureza Teórica de níveis Doutorado e Mestrado Acadêmico, com carga horária de 60 horas e 4 créditos.
Ementa: Essa disciplina tem como objetivo apresentar os conceitos e o método de investigação científica em Epidemiologia. Essas informações são pré-requisitos essenciais para a leitura crítica de artigos científicos e para o desenvolvimento de pesquisas na área da saúde. Serão abordados os seguintes tópicos: Delineamento de Estudos Epidemiológicos, Medidas de Frequência, Associação e Impacto, Causalidade, Validade, Viés. O conteúdo será abordado por meio da leitura da bibliografia recomendada, aulas teóricas, seminários, exercícios e aulas de correção de exercícios.Os exercícios deverão ser feitos previamente. Em seguida serão discutidos em sala de aula com os professores com o objetivo de propiciar maior aprofundamento das questões relacionadas aos temas expostos em sala. Os Seminários são atividades em grupo supervisionadas pelos professores nas quais os alunos debaterão artigos científicos selecionados. Para isso os grupos deverão responder previamente ao roteiro proposto e apresentá-lo em formato powerpoint (aproximadamente 20 minutos). A cada seminário, dois grupos irão apresentar, um da Pós-Graduação de Pesquisa Aplicada e um da Pós-Graduação de Saúde da Mulher. Recomenda-se que a preparação dessa atividade seja precedida por encontro com os professores, em horário a combinar, o qual orientará a elaboração do material e esclarecerá eventuais dúvidas. Ressalta-se que TODOS os alunos deverão entregar as respostas do roteiro de análise do artigo referente ao seu programa de pós-graduação no dia do próprio seminário em questão, o que valerá nota máxima. Não serão aceitos roteiros entregues posteriormente. Casos isolados serão avaliados pelos professores. A avaliação intermediária e final será realizada em duas provas escritas individuais, sem consulta. O conceito final será calculado pela nota das duas provas e participação nos seminários. Conceito final = ((Média das duas avaliações) x (peso 2)) + ((Seminários) x (peso1))

Professoras:

Daniele Marano, Ilce Ferreira e Vania Matos Fonseca| Vagas: 20 
Segunda-feira: 13:00 - 17:00 | Quinta-feira: 13:00 - 17:00

 

Pesquisa Clínica-Princípios, Métodos e Aspectos Regulatórios 

Descrição: Disciplina de natureza Teórico-prática de níveis Doutorado e Mestrado Acadêmico, com carga horária de 45 horas e 3 créditos                                                                                                                                                          Ementa: Princípios éticos em pesquisa clínica; fundamentos da pesquisa clínica ; desenhos de estudos clínicos; ensaios clínicos: Fases I, II, III e IV; elaborando protocolos de estudo: definição da pergunta, população, tamanho amostral, intervenção, desfechos; análise estatística de estudos clínicos; princípios para análises intermediárias; aspectos regulatórios: o papel do CEP, CONEP, Anvisa; boas práticas clinicas GCP/ICH, Documento das Américas; registro de pesquisas clinicas. 

Professores: Maria Elisabeth Lopes Moreira, Saint Clair dos Santos Gomes Junior, Fernanda Valente Mendes Soares, Adriana Duarte Rocha                                                                                                                                                                Vagas: 20 | Início: 14/05/2018 | Término: 25/06/2018                                                                                                                                                                                                                                                                          Segunda-feira: 09:00 - 13:00 | Quinta-feira: 09:00 - 13:00

 

Seminários de Pesquisa I - Mestrado

Descrição: Disciplina de natureza Teórico-prática de níveis Doutorado e Mestrado Acadêmico, com carga horária de 15 horas e 1 créditos.
Ementa: Discussão em grupo (alunos e professores) sobre o objeto da tese e da dissertação

Professor(es): Ana Maria Aranha Magalhães Costa, Carla Trevisan Martins Ribeiro, Fábio Bastos Russomano, Maria Dalva Barbosa Baker Meio | Vagas: 20
Terça-feira: 09:00 - 12:00 | Terça-feira: 09:00 - 17:00

 

Seminários de Pesquisa III - Mestrado

Descrição: Disciplina de natureza Teórico-prática de nível Mestrado Acadêmico, com carga horária de 15 horas e 1 créditos.
Ementa: Através de uma serie de palestras de especialistas convidados sobre tópicos da sua pesquisa corrente, o aluno terá a oportunidade de entrar em contato com as áreas, problemas, temáticas, metodologias e descobertas da pesquisa translacional. A ênfase será na evolução dos estudos básicos para os préclinicos e dos préclinicos para a pesquisa clínica, familiarizando o aluno, através de exemplos concretos com os recursos e as limitações próprios de cada etapa do percurso.

Professor(es): Ana Maria Aranha Magalhães, Carla Trevisan Martins Ribeiro, Fábio Bastos Russomano, Maria Dalva Barbosa Baker Meio
Vagas: 20 | Início: 05/06/2018 | Término: 06/06/2018
Quinta-feira: 09:00 - 17:00 | Sexta-feira: 09:00 - 17:00

 

Seminários de Pesquisa I - Doutorado

Descrição: Disciplina de natureza Teórico-prática de nível Doutorado Acadêmico, com carga horária de 15 horas e 1 créditos.
Ementa: Discussão em grupo (alunos e professores) sobre o objeto da tese

Professor(es): Saint Clair dos Santos Gomes e Zilton Farias Meira de Vasconcelos
Vagas: 25 | Início: 07/05/2018 | Término:08/05/2018
Segunda-feira: 09:00 - 17:00 | Terça-feira: 09:00 - 17:00

 

Seminários de Pesquisa II - Doutorado

Descrição: Disciplina de natureza Teórico-prática de nível Doutorado Acadêmico, com carga horária de 15 horas e 1 créditos.
Ementa: Discussão em grupo (alunos e professores) sobre o objeto da tese

Professores: Saint Clair dos Santos Gomes e Fabio Bastos Russomano | Vagas: 25                                                                                                                                                                                                                                      Segunda-feira

 

Seminários de Pesquisa III - Doutorado

Descrição: Disciplina de natureza Teórico-prática de nível Doutorado Acadêmico, com carga horária de 15 horas e 1 créditos.
Ementa: Discussão em grupo (alunos e professores) sobre o objeto da tese

Professores: Saint Clair dos Santos Gomes e Zilton Farias Meira de Vasconcelos | Vagas: 25                                                                                                                                                                                                                              Segunda-feira

 

2º semestre

Bioestatística e Computação II

Descrição: Disciplina de natureza Teórico-prática de níveis Mestrado Acadêmico e Doutorado, com carga horária de 45 horas e 3 créditos.
Ementa: Testes para comparação de três ou mais grupos (Análise de Variância), Testes não paramétricos, Inferência sobre proporções, Tabelas de contingência, Correlação, Regressão linear simples e múltipla, Regressão logística.

Professor: Fábio Bastos Russomano | Vagas: 20  
Segunda-feira: 13:00 - 17:00

 

Comunicação Oral e Escrita

Descrição: Disciplina de natureza Teórica de níveis Mestrado Acadêmico e Doutorado, com carga horária de 30 horas e 2 créditos.
Ementa: Teoria e Prática da Comunicação oral e escrita. Como Preparar um Discurso. Como Persuadir. Apresentar, defender, e debater ideias. Planejamento e elaboração de seminários. A comunicação nos trabalhos de grupo. Redação científica. Objetivos: - Comunicar-se com eficiência de acordo com os contextos de produção - Preparar e realizar apresentações - Interagir em trabalhos em grupo. - Produzir e compreender textos científicos. - Empregar a norma culta em produções orais e escritas. - Atuar em conformidade com as exigências técnicas requeridas em trabalhos acadêmicos. - Desenvolver autoconfiança através da oratória. - Aperfeiçoar sua imagem pessoal, postura, gestos, voz e dicção. - Aprender, através da argumentação, a falar em público e de improviso (oratória dinâmica), bem como a participar de debates e discussões. Metodologia de Ensino: Aulas expositivas e interativas. Gravação em vídeo da fala em público do aluno. Leitura de textos. Discursos. Análise das atividades realizadas em sala de aula. Exercícios coletivos. Exposições participativas de oratória. Avaliação: Provas escritas individuais, auto avaliação e participação nas atividades realizadas em sala de aula. Conteúdo Programático: UNIDADE I ? FUNDAMENTOS INICIAIS ? 1.1 Considerações sobre o que é texto e sua constituição 1.2 Quebrando a inibição 1.3 Trabalhando a criatividade e o improviso 1.4 Princípios básicos da comunicação: apresentar, saber ouvir, partilhar, defender e debater ideias 1.5 Refletir sobre tomada de decisão UNIDADE II ? TEORIA E PRÁTICA DA ORATÓRIA 2.1 Introdução à história da oratória 2.2 A linguagem eficaz 2.3 A linguagem não verbal: o gesto e a voz 2.4 Relação positiva com o público: estudo do público alvo 2.5 O que o público vê: presença, expressão facial, postura, gestos e movimento. 2.6 O que o público ouve: voz, pronúncia, volume, velocidade e ritmo. UNIDADE III ? COMO PREPARAR UM DISCURSO OU INTERVENÇÃO 3.1 Selecionar e ordenar ideias 3.2 Abertura e finalização do discurso 3.3 Como elaborar esquemas 3.4 Formas de apresentação 3.5 Manejo de perguntas e respostas 3.6 Estrutura das intervenções. UNIDADE IV ? COMO PERSUADIR 4.1 Princípios da apresentação persuasiva 4.2 Formas de intervenções persuasivas 4.3 As razões, as emoções e os benefícios. 4.4 Como usar a emoção para motivar 4.5 Como apresentar o discurso de maneira convincente. UNIDADE V - APRESENTAR, DEFENDER, ATACAR E DEBATER IDÉIAS 5.1 Como argumentar 5.2 Como usar as provas e os argumentos 5.3 Estrutura do discurso para defender ideias 5.4 Como apresentar os argumentos 5.5 Como defender argumentos próprios 5.6 Comunicação assertiva e negociação. UNIDADE VI ? REDAÇÃO CIENTÍFICA - 6.1 Resumo, resenha e fichamento 6.2 Normas linguísticas.  

Professoras: Adriana Rocha, Maria Elizabeth Moreira e Sabrina Lucena | Vagas: 20  
Segunda-feira: 13:00 - 17:00 | Quarta-feira: 13:00 - 17:00

 

Ferramentas Básicas para Pesquisa

Descrição: Disciplina de natureza Teórico-prática de níveis Mestrado Acadêmico e Doutorado, com carga horária de 30 horas e 2 créditos.

Professores: Eloane Ramos e Fábio Bastos Russomano | Vagas: 20  
Quarta-feira: 09:00-12:00 | Sexta-feira: 09:00 - 12:00

 

Genética Médica Aplicada à Saúde da Mulher e da Criança e a Saúde Coletiva

Descrição: Disciplina de natureza Teórico-prática de níveis Mestrado Acadêmico e Doutorado, com carga horária de 45 horas e 3 créditos.
Ementa: Essa disciplina tem como campo de estudo a genética aplicada à saúde da criança e da mulher e as implicações que os avanços na área da genética humana e médica, sobretudo após a descoberta das técnicas de DNA recombinante e da implantação do Projeto Genoma Humano tiveram nas concepções sobre prevenção, manejo clínico e promoção à saúde no campo da saúde pública voltada especialmente para os defeitos congênitos, síndromes genéticas e patologias pediátricas correlatas. Objetivos: analisar a epidemiologia e os princípios da assistência aos defeitos congênitos; discutir a genética médica no campo da medicina contemporânea; refletir sobre as repercussões sócio-culturais dos avanços na área da genética humana e médica; situar os avanços trazidos pelo Projeto Genoma Humano e suas implicações no campo do conhecimento biomédico. Conteúdo Programático: definições e aplicações da genética clínica; genética e ética; conhecimento biomédico do nascimento da clínica à molecularização da vida; aspectos teóricos e práticos da genética médica contemporânea; epidemiologia clínica e métodos de diagnóstico em genética médica; genética, história e saúde; a mística do gene; genética e ficção.

Professores: Juan Clinton Llerena e Dafne Horovitz | Vagas: 20  
Segunda a Sexta-feira, exceto quarta : 08:00 - 13:00

 

Saúde Perinatal

Descrição: Disciplina de natureza Teórico-prática de níveis Mestrado Acadêmico e Doutorado, com carga horária de 45 horas e 3 créditos.
Ementa: Proporcionar ao alunos a capacidade de analisar e criar indicadores de qualidade do cuidado perinatal através do uso do instrumental da área de avaliação de tecnologias em saúde e da epidemiologia clinica com ênfase na área da avaliação das praticas clinicas baseadas em evidencias e da relação custo-beneficio para as diversas tecnologias usadas no periodo perinatal bem como análises das políticas publicas de saúde endereçadas a diminuição da morbi-mortalidade perinatal, principal componente atual da mortalidade infantil.

Professor: José Maria Lopes | Vagas: 20  
Quarta-feira: 09:00 - 12:00

 

Seminários de Pesquisa II - Mestrado (Turma 2018)

Descrição: Disciplina de natureza Teórico-prática de nível de Mestrado Acadêmico, com carga horária de 15 horas e 1 crédito.
Ementa: Discussão em grupo (alunos e professores) sobre o método da investigação que será objeto da dissertação e da tese 

Professores: Ana Maria Costa , Carla Trevisan, Fabio Russomano e Maria Dalva Baker Meio  | Vagas: 20  
Terça-feira: 13:00 - 17:00

 

Seminários de Pesquisa IV - Mestrado (Turma 2017)

Descrição: Disciplina de natureza Teórico-prática de nível de Mestrado Acadêmico, com carga horária de 15 horas e 1 crédito.
Ementa: Discussão em grupo das dissertações 

Professores: Ana Maria Costa , Carla Trevisan, Fabio Russomano e Maria Dalva Baker Meio  | Vagas: 20  
Quinta-feira: 09:00 - 17:00 | Sexta-feira: 09:00 - 17:00

 

Seminários de Pesquisa - Doutorado 

Descrição: Disciplina de natureza Teórico-prática de nível de Doutorado, com carga horária de 15 horas e 1 crédito.
Ementa: Discussão em grupo (alunos e professores) sobre o objeto da tese 

Professores: Coordenação do Programa  | Vagas: 20  
Segunda-feira: 09:00 - 17:00 

 

Síndrome Metabólica e sua interface com o Laboratório

Descrição: Disciplina de natureza Teórico-prática de níveis Mestrado Acadêmico e Doutorado, com carga horária de 30 horas e 2 créditos.
Ementa: A disciplina tem como objetivo levar ao aluno um conhecimento mais profundo dos conceitos fisio-patolológicos, clínicos e terapêuticos da Síndrome Metabólica, englobando os conceitos mais atuais de testes laboratoriais para seu diagnóstico, tanto na prática clínica diária, quanto na pesquisa clínica 

Professora: Lizanka Paola Marinheiro | Vagas: 20  
Terça-feira: 09:00 - 12:00

 

Técnicas de Biologia Molecular e Genômica Aplicadas ao Diagnóstico de Doenças Humanas

Descrição: Disciplina de natureza Teórico-prática de níveis Mestrado Acadêmico e Doutorado, com carga horária de 45 horas e 3 créditos.
Ementa: A disciplina tem por objetivo fornecer aos pós-graduandos a compreensão sobre o fluxo da informação genética (DNA-RNA-Proteína) e sobre as alterações genéticas e epigenéticas associadas a doenças humanas, com enfoque nas correlações clínicas para fins de diagnóstico. Também visa o entendimento dos métodos genômicos, genéticos e epigenéticos utilizados no diagnóstico de doenças. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO - Fundamentos de biologia molecular: estrutura e propriedades dos ácidos nucléicos, a organização do genoma, replicação do DNA, transcrição e tradução; - Técnicas de biologia molecular aplicadas ao diagnóstico e interpretação clínica: RFLP, PCR, PCR em Tempo Real, High Resolution Melting, pirosequenciamento, MLPA, sequenciamento de DNA pelo método de Sanger e Sequenciamento de Nova Geração; - Citogenética molecular e citogenômica: Conteúdo histórico e suas aplicações médicas; -Modificações epigenéticas do genoma: compensação de dose, imprinting e efeitos das alterações epigenéticas nas doenças humanas CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM - Avaliação do desempenho dos alunos durante as aulas PROGRAMAÇÃO Aulas 1 ? Estrutura do DNA e Replicação Aula 2 e 3 ? Transcrição e Tradução Aula 4 e 5? Técnicas de biologia molecular aplicadas ao diagnóstico: Enzimas de restrição, RFLP, PCR convencional e PCR em Tempo Real Aula 6 - Técnicas de biologia molecular aplicadas ao diagnóstico: High Resolution Melting, MLPA Aula 7 e 8 - Técnicas de biologia molecular aplicadas ao diagnóstico: Pirosequenciamento, Sequenciamento de DNA pelo método de Sanger e Sequenciamento de Nova Geração (exomas e genomas) Aula 9 e 10 ? Introdução à citogenética, citogenética molecular, citogenômica e suas aplicações clínicas Aulas 11 e 12 ? Epigenética: diferentes tipos de modificações epigenéticas: (modificações na cromatina e no DNA), efeito das modificações epigenéticas na transcrição, imprinting genômico e seu envolvimento em doenças

Professora: Sayonara Gonzáles | Vagas: 20  
Segunda a Sexta-feira, exceto quarta : 13:00 - 17:00

 

Tópicos Avançados em Pesquisa Translacional

Descrição: Disciplina de natureza Teórico-prática de níveis Mestrado Acadêmico e Doutorado, com carga horária de 30 horas e 2 créditos.
 

Professores: Zilton Vasconcelos e Letícia Guida| Vagas: 20  
Quarta-feira: 13:00 - 15:00

 

Tópicos Especiais em Epidemiologia

Descrição: Disciplina de natureza Teórico-prática de nível de Doutorado, com carga horária de 30 horas e 2 créditos.
Ementa: O curso visa apresentar principais conceitos sobre desenho de estudos e medidas relacionadas, vantagens e desvantagens, validade de estudos epidemiológicos e elaboração de instrumento de pesquisa. A estrutura do curso será baseada em seminários e discussão de projetos apresentados pelos alunos. 

Professora: Kátia Silveira | Vagas: 20  
Quinta-feira: 13:00 - 17:00


Topo

Informações

Secretaria Acadêmica: +55 21 2554-1700 - Ramais 1832 e 1833
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço da Secretaria do PGPASCM: 
Sede do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz)
Av. Rui Barbosa, 716, 4º andar - Prédio Mário Olinto - Flamengo, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. CEP 22250-020.

Processos Seletivos e Editais

 

Inscrições

Todo o processo de inscrição ocorre através da Plataforma Siga Stricto Sensu. Nessa plataforma você poderá:

  • Realizar Inscrições nos processos seletivos em vigência

  • Acessar as Chamadas públicas disponíveis para todas as modalidades do Programa de Pós-graduação em Saúde da Criança e da Mulher (PGSCM)

  • Acessar Erratas disponíveis

  • Acessar Documentos de Homologação disponíveis

  • Acessar os Resultados de processos seletivos em vigência.
  • Acessar toda a Documentação referente aos processos seletivos disponíveis para todas as modalidades do Programa de Pós-graduação em Saúde da Criança e da Mulher (PGSCM).

        Clique aqui para acessar a Plataforma Siga Stricto Sensu

 

 

Ir para o topo da página

 

Veja também:

Processos Seletivos e Editais

Programa de Pós-graduação em Saúde da Criança e da Mulher (PGSCM)

Mestrado Profissional em Saúde da Criança e da Mulher (MPSCM)

Defesas