Comunicado Oficial - Plano de Contingência para as atividades de Ensino durante os dias 29 e 30/05/2018

A Coordenação de Ensino do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira - IFF da Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz, no uso de suas atribuições, torna público o presente comunicado oficial, em atendimento à solicitação Direção do IFF e da Presidência da Fiocruz com vistas a plano de contingência para as atividades de Ensino durante os dias 29 e 30/05/2018.

Considerando que a situação decorrente do movimento dos caminhoneiros é grave e sem perspectivas de retorno breve à normalidade, a orientação encaminhada pela Presidência da Fiocruz às suas unidades é de que seja mantida em funcionamento apenas as atividades consideradas essenciais e inadiáveis.

Face às dificuldades com a mobilidade dos trabalhadores, suprimentos, alimentação e principalmente a impossibilidade de coleta de lixo a partir de amanhã, a Direção do IFF recomenda a suspensão de todas as atividades eletivas, priorizando as atividades essenciais e inadiáveis.

Atendendo à essa determinação de contingenciamento de atividades para redução do fluxo de pessoas no IFF, a Coordenação de Ensino deste Instituto relaciona as atividades que serão mantidas (essenciais e inadiáveis) e as que serão canceladas (eletivas):

1. Atividades essenciais e inadiáveis: Qualificações/Defesas de Teses, Dissertações, TCR (residências) e TCC (especialização) não serão suspensas em razão das bancas examinadoras já terem sido previamente convidadas e marcadas, além de se evitar inerentes prejuízos relativos à prorrogação de entrega de certificados/históricos para os concluintes. Atividades práticas de treinamento em serviço dos programas de Residência (Médica/Enfermagem/Multiprofissional) também não serão suspensas a priori, mas a viabilidade das mesmas deverá ser considerada em cada caso conforme a manutenção ou não de atividades nos setores da Atenção à Saúde e da disponibilidade de transporte público e combustível para deslocamento dos residentes. As justificativas das faltas nesses casos deverão ser encaminhadas pelos residentes aos respectivos supervisores/coordenadores cabendo a estes últimos programar a reposição da carga horária devida nos termos da regulamentação em vigor.
  1. Atividades eletivas: aulas dos programas de Pós-Graduação Stricto sensu - PGSS (ME/DO/MP), dos canais teóricos dos programas de Residências em Saúde (Médica/Enfermagem/Multiprofissional), dos cursos da Pós-Graduação Lato sensu - PGLS (especializações) e as reuniões administrativas. Essas atividades serão canceladas e a remarcação ficará a cargo das coordenações de cada curso após a normalização do funcionamento do IFF.
  1. Funcionamento da Secretaria Acadêmica (SECADEM): atividade necessária para cumprimento das demandas essenciais e inadiáveis, porém com redução do quadro funcional para apenas 2 (duas) secretárias que trabalharão na forma de escala, enquanto não houver a normalização do funcionamento do IFF. Durante o período de contingenciamento das atividades o horário de atendimento da SECADEM ao público será das 9 às 15 horas.

OBSERVAÇÃO - 1: O contingenciamento de atividades supracitado se refere no momento apenas os dias 29 e 30/05.  A manutenção ou não deste regime de contingenciamento de atividades será avaliada por esta Coordenação conforme orientações recebidas da Presidência da Fiocruz e da Direção do IFF.

OBSERVAÇÃO - 2: Se eventualmente alguma das atividades classificadas acima como eletiva seja entendida pelos seus responsáveis como inadiável ou desnecessária em termos de remarcação (justificada pelo fato de que os participantes já estariam desenvolvendo normalmente suas atividades durante o período de contingenciamento), a Coordenação de Ensino solicita que o responsável pela atividade comunique por e-mail à Secretaria Acadêmica (SECADEM) a necessidade justificada de manutenção de tal atividade.

Defesas