Programa de Residência em Enfermagem

O Programa   Pré-requisitos   Duração  

Bolsas   Critérios de conclusão   Certificação  

Coordenações   Informações   Inscrições  

 O Programa

A Residência de Enfermagem do IFF/Fiocruz constitui-se desde 1987 como modalidade de pós-graduação Lato sensu, sob a forma de especialização, destinada a enfermeiros, caracterizada por desenvolvimento de competência técnico-científica e ética da Enfermagem, decorrentes da formação em serviço, em regime de tempo integral, com 60 horas semanais, 1 (uma) folga semanal, férias anuais, sob dedicação exclusiva, totalizando 5.760 horas, inclusive com plantões aos finais de semana, noturnos e nos feriados.

O IFF possui cinco Programas de Residência de Enfermagem:

• Enfermagem Obstétrica
• Enfermagem Neonatal
• Enfermagem Pediátrica
• Enfermagem em Banco de Leite Humano
• Enfermagem em Controle de Infecção Hospitalar

Os Residentes de Enfermagem devidamente matriculados têm acesso exclusivo ao conteúdo utilizado nos respectivos programas (ementas das disciplinas, aulas, artigos, manuais, escalas de serviço e de rodízios nos setores, grades horárias das disciplinas, formulários de frequência e de avaliação) disponibilizados na Comunidade Virtual Fiocruz no endereço: http://comunidadefiocruz.icict.fiocruz.br/


Pré-requisitos

  • Ter concluído o curso de graduação em Enfermagem reconhecido pelo MEC.
  • Ter inscrição regular junto ao Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren-RJ). Candidatos oriundos de outros Estados da Federação deverão possuir habilitação para atuar profissionalmente no Estado do Rio de Janeiro. A inscrição no Coren-RJ deverá atender a Resolução Cofen nº 0448/2013 e respectivos anexos ou demais atos normativos correlatos expedidos por essa Autarquia Federal.
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais.
  • Estar em dia com o serviço militar, no caso de candidato do sexo masculino.
  • Não possuir outro tipo de vínculo ativo, seja empregatício de qualquer natureza (pública, privada ou filantrópica) ou mesmo com outra modalidade de ensino (graduação, especialização, residência, mestrado, doutorado, pós-doutorado).

 

Topo

Duração

Dois anos, 60 horas semanais, tempo integral e dedicação exclusiva. A carga horária total dos Programas de Residência de Enfermagem do IFF é de 5.760h, distribuídas em 4.608h práticas / teórico-práticas e 1.152h teóricas.


Bolsas

Os residentes farão jus à bolsa cujo valor, regulamentado pelo Ministério da Saúde (MS), está atualmente fixado em R$ 3.330,43 (três mil, trezentos e trinta reais e quarenta e três centavos). Esse valor está sujeito a descontos, retenções tributárias e previdenciárias nos termos da Lei.

Topo


Critérios para conclusão dos programas e TCR

O encerramento dos programas de Residência de Enfermagem do IFF/Fiocruz está em acordo com Resolução CNRMS nº 5 de 7 de novembro de 2014, na qual estão definidas as seguintes condições para obtenção do certificado de conclusão:

(a) cumprimento integral (100%) da carga horária exclusivamente prática do programa;

(b) cumprimento de um mínimo de 85% (oitenta e cinco por cento) da carga horária teórica e teórico-prática;

(c) aprovação obtida por meio de valores ou critérios adquiridos pelos resultados das avaliações realizadas durante o ano, com nota mínima ou conceito definido no Regimento Interno da COREMU; e,

(d) apresentação individual de Trabalho de Conclusão de Residência (TCR), consonante com a realidade do serviço em que se oferta o programa, sob orientação do corpo docente assistencial e coerente com o perfil de competências estabelecido pela COREMU.

Em relação ao TCR, o mesmo deverá ser apresentado até a data de conclusão dos programas, sob a forma monografia ou artigo científico cujo objeto de estudo esteja relacionado ao cuidado de Enfermagem nas áreas temáticas do IFF/Fiocruz (Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente). Todos os produtos decorrentes destes programas deverão ser disponibilizados conforme a política de Acesso Aberto da Fiocruz. A exigência de entrega de trabalho de conclusão até o seu término está em conformidade com as exigências da Resolução CNE/CES nº 1, de 08 de junho de 2007.

Topo


Certificação

De acordo com o disposto no art. 35 da Resolução CNRMS nº 7 de 13 de novembro de 2014, os egressos dos programas de Residência de Enfermagem do IFF/Fiocruz farão jus a certificado de conclusão no qual constará a titulação de especialista Lato sensu na modalidade residência, detalhada com o tipo e a área de concentração do respectivo programa cursado.

Todos os Programas de Residência de Enfermagem do IFF estão devidamente cadastrados no Sistema da Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde - SisCNRMS, e são reconhecidos pela Comissão Nacional de Residência Multiprofissional (CNRMS) por força do art. 40 da Resolução CNRMS nº 7, de 13 de novembro de 2014.

Além disso, os Programas de Residência de Enfermagem do IFF foram avaliados e cadastrados pela Comissão Nacional de Residência de Enfermagem (Conarenf) do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) nos termos da Decisão Cofen 064/2003 e atendem aos requisitos constantes da Resolução Cofen 259/2001. Os egressos desse programa de Residência de Enfermagem fazem jus ao registro de título de especialista junto ao Sistema Cofen/Conselhos Regionais por força das Resoluções Cofen 259/2001 (egressos até 2016) e 459/2014 (egressos a partir de 2017).

Topo


Coordenações

Coordenação da COREMU
Marcia Corrêa de Castro
Antonio Eduardo Vieira dos Santos

Coordenação da Residência de Enfermagem Obstétrica
Adriana Peixoto da Silva

Coordenação da Residência de Enfermagem Neonatal
Marcelle Campos Araújo

Coordenação da Residência de Enfermagem Pediátrica
Tânia Barroso Barreto

Coordenação da Residência de Enfermagem em Banco de Leite Humano
Maíra Domingues Bernardes Silva

Coordenação da Residência de Enfermagem em Controle de Infecção Hospitalar
Adriana Teixeira Reis

 


Topo

Informações

Secretaria Acadêmica: +55 21 2554-1700 - Ramais 1832 e 1833
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço da Secretaria das Residências: 
Sede do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz)
Av. Rui Barbosa, 716, 4º andar - Prédio Mário Olinto - Flamengo, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. CEP 22250-020.

Processos Seletivos e Editais 


Inscrições

1ª Chamada Pública para Processo Seletivo dos Programas de Residência de Enfermagem do IFF/Fiocruz - 2018

 

Ir para o topo da página

 

Veja também:

Processos Seletivos e Editais

Programa de Residência Médica

Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Criança e do Adolescente Cronicamente Adoecidos

 

Defesas