Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Criança e do Adolescente Cronicamente Adoecidos

O Programa   Pré-requisitos   Duração  

Bolsas   Critérios de conclusão   Certificação  

Coordenações   Informações   Inscrições  

O Programa

A Residência Multiprofissional em Saúde do IFF/Fiocruz constitui desde 2010 uma modalidade de ensino de Pós-graduação Lato Sensu, sob a forma de curso de especialização, destinada a profissionais da área da saúde e caracterizada por formação em serviço, em regime de tempo integral, com 60 horas semanais, 1 (uma) folga semanal, sob dedicação exclusiva, totalizando 5.760 horas.

O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Criança e do Adolescente Cronicamente Adoecidos do IFF/Fiocruz foi selecionado pelo Edital nº 24/2009 (SGTES/MS e SESu-MEC) e homologado pela Portaria Conjunta nº 01, de 24 de fevereiro de 2010 para oferta de vagas em sete áreas profissionais da saúde. O número de vagas do programa foi ampliado pelo Edital nº 17/2012, estando de acordo com as normas estabelecidas pela Portaria Interministerial nº 1.077, de 12 de novembro de 2009 e alterada pela Portaria Interministerial nº 16, de 22 de dezembro de 2014.

Área de concentração: Saúde da Criança e do Adolescente Cronicamente Adoecidos


Pré-requisitos

Conclusão do curso de graduação reconhecido pelo MEC em uma das áreas abaixo listadas:

  • Farmácia
  • Fisioterapia
  • Fonoaudiologia
  • Nutrição
  • Psicologia
  • Serviço Social
  • Terapia Ocupacional 

Topo

Duração

Dois anos, 60 horas semanais, tempo integral e dedicação exclusiva.


Bolsas

Os residentes farão jus à bolsa cujo valor, regulamentado pelo Ministério da Saúde (MS), está atualmente fixado em R$ 3.330,43 (três mil, trezentos e trinta reais e quarenta e três centavos). Esse valor está sujeito a descontos, retenções tributárias e previdenciárias nos termos da Lei.

Topo


Critérios para conclusão dos programas e TCR

O encerramento do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Criança e do Adolescente Cronicamente Adoecidos do IFF/Fiocruz está em acordo com Resolução CNRMS nº 5 de 7 de novembro de 2014, na qual estão definidas as seguintes condições para obtenção do certificado de conclusão:

(a) cumprimento integral (100%) da carga horária exclusivamente prática do programa;

(b) cumprimento de um mínimo de 85% (oitenta e cinco por cento) da carga horária teórica e teórico-prática;

(c) aprovação obtida por meio de valores ou critérios adquiridos pelos resultados das avaliações realizadas durante o ano, com nota mínima ou conceito definido no Regimento Interno da COREMU; e,

(d) apresentação individual de Trabalho de Conclusão de Residência (TCR), consonante com a realidade do serviço em que se oferta o programa, sob orientação do corpo docente assistencial e coerente com o perfil de competências estabelecido pela COREMU.

Em relação ao TCR, o mesmo deverá ser apresentado até a data de conclusão dos programas, sob a forma monografia ou artigo científico com ênfase na Saúde da Criança e do Adolescente. Todos os produtos decorrentes destes programas deverão ser disponibilizados conforme a política de Acesso Aberto da Fiocruz. A exigência de entrega de trabalho de conclusão até o seu término está em conformidade com as exigências da Resolução CNE/CES nº 1, de 08 de junho de 2007. A entrega do TCR poderá ser prorrogada por, no máximo, 90 (noventa) dias após o término do programa, mediante solicitação justificada e formalizada do orientador para a coordenação de cada programa. A prorrogação será concedida em três etapas consecutivas de 30 (trinta), uma por vez. Cada uma dessas etapas deverá ser precedida de autorização pela coordenação do programa na qual o residente está vinculado. Essa coordenação de programa deverá receber solicitação justificada do orientador antes do término de cada etapa.

Topo


Certificação

De acordo com o disposto na Resolução CNRMS nº 7 de 13 de novembro de 2014, os egressos do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Criança e do Adolescente Cronicamente Adoecidos do IFF/Fiocruz farão jus a certificado de conclusão no qual constará a titulação de especialista Lato sensu na modalidade residência, detalhada com o tipo e a área de concentração do respectivo programa cursado.

Topo


Coordenações

Coordenação da COREMU
Marcia Corrêa de Castro Antonio
Eduardo Vieira dos Santos

Coordenação da Residência Multiprofissional
Miriam Ribeiro Calheiros de Sá
Carlos Renato Alves da Silva


Topo


Informações

Secretaria Acadêmica: +55 21 2554-1700 - Ramais 1832 e 1833
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço da Secretaria das Residências: 
Sede do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz)
Av. Rui Barbosa, 716, 4º andar - Prédio Mário Olinto - Flamengo, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. CEP 22250-020.

Processos Seletivos e Editais

 

Inscrições

1ª Chamada Pública para Processo Seletivo do Programa de Residência Multiprofissional do IFF/Fiocruz - 2018

 

Ir para o topo da página

 

Veja também:

Processos Seletivos e Editais

Programa de Residência Médica

Programa de Residência em Enfermagem

 

Defesas