Apresentação

O Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), fundado em 1924, é uma unidade de assistência, ensino, pesquisa e desenvolvimento tecnológico da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), reconhecida em 2006 como hospital de ensino e em 2010 como centro nacional de referência pelo Ministério da Saúde e pelo Ministério da Educação.

O IFF tem como missão promover a saúde da mulher, da criança e do adolescente e melhorar a qualidade de vida desse grupo, por meio de ações integradas e articuladas, ações de pesquisa, ensino, assistência e atenção integral à saúde, cooperação técnica em nível nacional e internacional e desenvolvimento e avaliação de tecnologias, como também oferecer subsídios à execução e formulação de políticas públicas nacionais.

Visite: http://www.iff.fiocruz.br/

Departamento de Ensino

O Departamento de Ensino do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) gerencia todos os processos relacionados a cursos de pós-graduação e demais atividades pedagógicas.

Sua estrutura conta principalmente com os seguintes programas:

O IFF oferece também atividades educacionais por meio das parcerias institucionais direcionadas à capacitação profissional que atuam em regiões ou áreas carentes, inclusive em nível internacional. São ações sinérgicas, amplas de cooperação internacional por intermédio da Fiocruz.

A modalidade de ensino a distância tem viabilizado a difusão do conhecimento para as comunidades de aprendizagem nas áreas de banco de leite humano, gestão em saúde materno-infantil, patologia cervical uterina e violência e saúde.

Para alinhar as ações de ensino à missão institucional, foi realizada, em 2009, uma oficina de planejamento estratégico de formação na Escola de Saúde, para a capacitação profissional e formação de trabalhadores e técnicos do SUS na expertise do IFF. Destacamos, no período, o curso de mestrado profissional em saúde materno-infantil para os colaboradores da Rede Cegonha, selecionados entre os candidatos referenciados pelo Ministério da Saúde.

Das ações comuns, ocorreram o recadastramento e alinhamento do novo regimento geral da pós-graduação lato sensu da Fiocruz (2010), a elaboração e aprovação do regulamento interno dos cursos de pós-graduação lato sensu e iniciativas para a formação acadêmica no âmbito do IFF. O resultado demonstra aumento de vagas em cursos de especialização e capacitação profissional em serviço, ofertas para a residência médica, residência multiprofissional para programa de residência em enfermagem obstétrica e novos projetos pedagógicos para a Escola de Saúde.

Vice-direção de Ensino

Carla Trevisan Martins Ribeiro
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fisioterapeuta, graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre e Doutora em Ciências pelo Programa de Clínica Médica - Área da Saúde da Criança e do Adolescente da UFRJ. Tecnologista em Saúde do IFF/Fiocruz. Professora do Programa de Pós-Graduação em Pesquisa Aplicada à Saúde da Criança e da Mulher (PGPASCM) do IFF/Fiocruz e do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Criança e do Adolescente Cronicamente Adoecido do IFF/Fiocruz. Membro colaborador do departamento Neuro Infantojuvenil da Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional (ABRAFIN).

Zilton Farias Meira de Vasconcelos
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Possui graduação em Ciências Biológicas - Modalidade Médica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 2000, mestrado em Ciências Biológicas (Imunologia) pela UFRJ, em 2003, doutorado em Ciências Biológicas (Imunologia) pela UFRJ, em 2007, pós-doutorado no Seattle Children's Hospital, em 2011, e no Center for Physiopathology of Toulouse-Purpan, em 2014. Atualmente, é pesquisador em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Tem experiência na área de Imunologia, com ênfase em Imunologia Celular e Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: erros inatos da imunidade, infecções congênitas e biomarcadores de doenças pediátricas.

 

Informações:
Secretaria Acadêmica: +55 21 2554-1700 - Ramais 1832 e 1833
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Veja também: Processos Seletivos e Editais